17/01/2022
Dicas de passeios em Londrina sem gastar muito
Com o início das aulas nas universidades londrinenses, a cidade recebe novos moradores vindos de..
Sem comentários
Dicas
Com o início das aulas nas universidades londrinenses, a cidade recebe novos moradores vindos de outras cidades e até estados. Pensando naqueles que estão chegando e também nos londrinenses que estão aproveitando as férias na cidade, criamos uma lista com passeios acessíveis e que valem a pena para conhecer melhor a pequena Londres.
1. Museu Histórico de Londrina
Localizado no centro de Londrina, o Museu Histórico desenvolve ações para salvaguarda do patrimônio histórico na cidade e região.
Além do prédio ser uma antiga estação ferroviária, o museu também retrata a história e cultura dos londrinenses. Louças, brinquedos, móveis, documentos, entre outros objetos, podem ser conferidos pelos visitantes.
2. Jardim Botânico de Londrina
O Jardim Botânico de Londrina é uma das mais importantes unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas no Paraná. Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, o Jardim conta com pista de caminhada, arboreto, lagos, estufas, e Trilha Ecológica.
3. Parque Estadual Mata dos Godoy
Criado para proteger um dos últimos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual no norte do Paraná, o parque conta com 690 hectares de pura mata nativa, mas os visitantes podem explorar 10% da área, pois o local é uma unidade de conservação da fauna e da flora local.
O parque é ideal para levar as crianças para a natureza, além de admirar a beleza das áreas, é uma oportunidade para estimular a prática de atividades físicas.
4. Parque Municipal Arthur Thomas
Mais uma dica de passeio em contato com a natureza, o Parque Arthur Thomas está localizado na região sul do Município de Londrina, representa o último remanescente florestal de grande porte localizado na área urbana.
O local conta com um lago artificial, pedalinho, zoológico, mirante para cachoeira, área para descanso e viveiros de mudas. Porém, o parque encontra-se fechado para visitação, pois está em processo de revitalização pela Prefeitura de Londrina, mas não poderíamos deixar de citá-lo.
5. Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda
Localizado a aproximadamente 12 Km do centro de Londrina, o Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda abriga vegetação de mata nativa da região.
O parque é um ótimo destino para passeio em família. Além da beleza do local, o parque conta com quiosque, parque infantil e um mirante.
6. Salto do Apucaraninha
Fugindo um pouco da região central de Londrina, o Salto do Apucaraninha é uma cachoeira com mais de 116 metros de altura de queda d’água e fica na região sul da cidade, dentro de uma reserva indígena.
O passeio é destinado aos mais exploradores, já que o local é de difícil acesso e pouco sinalizado. Pesquise bem o local antes de visitar e vá em grupo.
7. Lago Igapó
Projetado inicialmente para ser uma solução para a questão da baixa umidade do ar e o problema da drenagem na cidade de Londrina, hoje o Lago Igapó é um dos cartões postais mais famosos da cidade.
Ideal para a prática de atividades físicas, o lago é dividido em três, sendo o parque Igapó I, a parte de maior visitação, e conta com pista de aeromodelismo, ciclovia e anfiteatro a céu aberto.
8. Catedral Metropolitana de Londrina
A Catedral Metropolitana de Londrina, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, é um templo que pertence à Igreja Católica que fica na região central da cidade.
Inicialmente construída em madeira, a Catedral hoje possui uma arquitetura peculiar e moderna (em forma de chalé).
9. Campus UEL
Aos finais de semana o campus da Universidade Estadual de Londrina fica mais vazio e as vias com menos carros. Aproveite a calmaria do local para passear com a família ou praticar exercícios físicos.
10. Planetário de Londrina
O Planetário fica dentro do campus da Universidade Estadual de Londrina e proporciona exibições de filmes e documentários que envolvem a temática da astronomia e projeções de estrelas no espaço de experiências.
A programação e agendamento de visitas devem ser verificados através do site www.uel.br/planetario.
11. Feiras ao ar livre
Além da compra de frutas, verduras, legumes e hortaliças frescos, as feiras ao ar livre são uma ótima opção para um passeio diurno ou noturno.
Em Londrina é possível encontrar feiras todos os dias e em diversos cantos da cidade. Você pode acompanhar a programação das feiras através do endereço cmtulondrina.wordpress.com/feiras-livres.
Programe-se e pesquise bem cada local antes de realizar a visita. Horários de funcionamento podem ser alterados em razão da pandemia de Covid-19.
Sem comentários