17/05/2021
A cor certa para cada ambiente
Não existe nada mais acolhedor que estar em um ambiente agradável, que transmita sensações boas..
Sem comentários
Dicas
Não existe nada mais acolhedor que estar em um ambiente agradável, que transmita sensações boas e que não dá nem vontade de ir embora. Esse é o poder que as cores certas trazem aos ambientes.
E a escolha das cores, vai muito além da preferência ou gosto, as cores têm influência sobre nosso comportamento. Em casa, elas podem contribuir para a nossa qualidade de vida, tornando o dia-a-dia mais leve.
Vamos saber um pouco mais sobre as cores e a influência que elas exercem no lar
Cinza
Esta cor pode ser símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Por um lado, o cinza pode parecer simples, triste, sóbrio ou neutro, porém é uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante.
Independente do tom, em ambientes internos a decoração composta por detalhes coloridos, como vermelho e amarelo por exemplo, deixa tudo muto mais descontraído e alegre.
Preto
Nos ambientes tanto em perspectiva quanto em disposição, o preto é uma cor que indica sensação de profundidade. O preto pode ser muito elegante e sofisticado, porém é necessário cautela ao usá-lo, por se uma cor que pode deixar as pessoas deprimidas e pessimistas.
O ideal é combinar o preto com cores neutras ou com o clássico branco, nos móveis e nos detalhes.
Branco
Cor da paz, da pureza, limpeza. Não precisa ser utilizado como cor predominante, e combina com todas outras cores. Traz bastante luminosidade ao ambiente, simplicidade e induz à ordem e organização, mas em excesso pode se tornar irritante.
O branco é indicado e muito usado em portas janelas e molduras. Espaços pequenos tornam-se mais amplos quando aplicado em paredes e no teto.
Azul
Esta cor transmite tranquilidade, harmonia e paz. Segundo a Cromoterapia, é uma cor sedativa e curativa, o azul é considerado uma cor fria, causa impressão de profundidade no ambiente. Por isso, ele é bem indicado em ambientes de repouso, relaxamento e tranquilidade como no quarto. É uma ótima cor para salas, quartos e espaços de meditação.
Verde
O verde é muito utilizado nos ambientes já que tem uma grande variedade de tons com sensações agradáveis e confortáveis, e aceita facilmente composições com outras cores.
O verde claro é ótimo pra quarto, principalmente de crianças. Uma boa cor para renovar as energias.
Amarelo
Tida como a cor da concentração, também é considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor, estimula, ilumina, eleva o ânimo, proporciona vivacidade, está associada ao poder e otimismo. Indicado para ambientes escuros e sem janelas.
A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio, se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar tons neutros nas outras paredes.
A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros. Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas.
Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente, como a que fica de frente para a porta da entrada, uma vez que chama a atenção, no entanto evitar destacar paredes recortadas.
Para ampliar ambientes pequenos a regra geral é usar cores claras e outras que “afastem”, como o azul e o verde. No teto, use uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, “diminuindo” o ambiente. Se o espaço for pequeno, sempre opte branco para “ampliar”.
Na cozinha, fuja da ditadura do branco. Cores quentes e estimulantes como vermelho, laranja e amarelo podem aumentar o apetite, então seja cauteloso se a intenção é não exagerar na hora de fazer aquele lanchinho.
O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela, a dica é por uma estante ou outra cor na parede.
Sem comentários